Alteração no VIP Club do PokerStars

Desde Outubro de 2014, o PokerStars já vinha anunciando que mudanças no programa VIP estavam para acontecer. Essas mudanças foram anunciadas no dia 1 de Novembro e a repercussão não poderia ser outra, seja nos fóruns, seja nas redes sociais. Antes de pensar nas alterações, segue um resumo delas:

Resumo das mudanças para 2016.

Introdução aos VIP Steps
• Um sistema simplificado de recompensa substitui FPPs, Stellar Rebates e MilleStone por StarCoin.
• StarCoin valerá 1cent cada, para todos os níveis de vip.

Redução de Recompensas para jogadores de alto volume e high stakes.
• As recompensas do VIP Club terão um valor máximo de 30%, impactando nos jogadores de grande volume como SuperNova e SupernovaElite.
• PlatinumStar poderão ter um decréscimo de até 10% nas recompensas ganhas de um modo geral.
• Em reconhecimento aos jogadores que já atingiram SNE em 2015 ou irão atingir, os benefícios em recompensas será de no máximo 45% em 2016.
• Não haverá VPPs para Pot Limite e No Limite com blinds de $5-$10+, 8-game $10-$20+, e outros jogos no formato limit com blinds de $10-$15+. Essa alteração é devida ao alto preço de transação, operação e monitoramento desses jogos.

 

Stars Old Model_zpsdeb8ew6bStars New Model_zpsmzps1hba

 

É natural ter chegado até o final das mudanças com um só pensamento na cabeça “eita por**, o que está acontecendo???” , normal, todo mundo pensou assim em algum momento das mudanças.  Nas notas oficiais, uma das alegações dessas mudanças é que com o tempo, o programa vip alterou o por que e como as pessoas jogam Poker, a intenção é que as pessoas ganhem primordialmente nas mesas do que essencialmente no volume. Que o ecossistema do Poker no longo prazo será preservado.

Quando eu penso nessas alterações, automaticamente penso no reflexo delas para todos os limites de jogos e como isso irá refletir nos mais diversos tipos de jogadores.

Imagine o jogar SNE, que chegou a um patamar onde os jogos são expansivos e com o maior nível de dificuldade possível, onde se não houvesse esporadicamente jogadores fracos sentando-se a mesa, seria inviável aquele jogo, uma vez que o dinheiro só ia circular entre eles e cada vez menos graças ao rake. Quanto maior o buyin menor a frequência dos jogadores aventureiros que “tentam a sorte” ou simplesmente vão se divertir, assim quando aparece os regulares aceitam jogar contra si, o dinheiro do donkey será diluído entre eles no longo prazo e ainda tinham o rakeback, o que na essência fazia valer a pena sentar-se na mesa contra outros jogadores de igual nível.

Agora de maneira drástica cai o rakeback para esses jogadores e há outras ações para forçar jogarem em menos mesas, como algumas alterações nos softwares e em um futuro breve o banimento do HUD, como sinalizou no mesmo texto, que pode acontecer em breve.

O que esse jogador vai fazer para voltar a ganhar mais das mesas já que ganha menos das recompensas?

Diminuir o número de mesas é o primeiro passo, uma vez que sem o HUD e sem as recompensas, não faz sentido “volumar”, ou em outras palavras, abrir mão de uma winrate maior por ganhos maiores no longo prazo.

Estando em menos mesas, terá mais foco nos adversários, irá entender melhor a dinâmica e irá explorar os jogadores fracos com maior facilidade.

Terá também que fazer uma table selection bem maior, fazendo uma verdadeira caça ao jogador recreativo, muitas vezes descendo de buyin em busca de mais jogadores fracos.

E fica a pergunta, essa dinâmica favorece ou prejudica os jogadores recreativos?

Pensando também no lado dos torneios, um exemplo prático, antes um jogador praticamente limpava o lobby, jogando quase todos os torneios. Agora, tendo que jogar menos mesas, o que ele fará primeiro? Irá selecionar melhor os torneios, aqueles que tem o maior garantido e deixará de jogar os torneios de garantidos baixos.

Ou seja, os torneios com maiores garantidos ficam com uma dificuldade maior por os regulares estarem focados somente neles e aqueles outros torneios vão tendo o garantido cada vez menor em efeito dominó, já que o que atrai o jogador recreativo ao torneio é em grande parte seu garantido.

Em muitos textos se diz que essas mudanças vão impactar somente em 2% ou 5% do field, mas como esses 5% do field interage com os outros 95% alteram totalmente o cenário global.

A parte boa de tudo isso, é que está saindo vários textos e discussões interessantes nos fóruns, vale a pena ficar de olho. Por que se você não for afetado diretamente, com certeza indiretamente será.

 

Abs

Ban

Advertisements

One thought on “Alteração no VIP Club do PokerStars

  1. PS fazendo de tudo pra virar o partypoker, lol
    regs bons vão continuar nos jogos e buscar a diferença em lower stakes tirando dinheiro dos recs, que uma hora vão parar de depositar pq só perdem, variancia sobre profit pre RB vai diminuir.

    sem falar que vários jogadores recreativos são platinum e alguns até SNE, que também serão prejudicados.
    parabéns amaya, seu futuro é promissor…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s