Mudança na regra dos Softwares de Apoio no PokerStars.

Há algumas semanas houve no mundo do Poker vários focos de discussão sobre o uso ou não de softwares, quando eles eram necessários e qual seria o limite ético do seu uso. Na página do meu amigo Vini Marques houve um longo tópico com excelentes pontos.

Semanas depois, o PokerStars anunciou em um post no 2+2, que iria fazer várias alterações na política de softwares de apoio e que já valeriam no dia 1 de outubro.
E o que muda efetivamente?
Se levarmos em conta que quase na sua totalidade o field é composto por jogadores recreativos, essa mudança irá afetá-los de maneira indireta, já que serão menos explorados pelo edge que os programas propiciam.
E para aqueles jogadores que as alterações irão afetar diretamente, o que muda? Com base no 2+2 e nas notícias que saíram no MaisEV e PokerNews, destaquei algumas delas:
Charts (tabelinha) :  Pode e não pode. Se for uma tabela apresentando somente o range, de uma maneira bem básica e natural, onde ainda requer uma interpretação, ai pode. Se for uma tabela elaborada, onde os ranges estão detalhados, agrupados, por stack, por % de agressividade etc, ai não pode. Lembrando que esse pode e não pode é somente e somente se o software do PokerStars estiver rodando, na hora que você for estudar e estiver longe do grind vale tudo.
HUDs: Acabou a farra do HUD mostrar até o tipo sanguíneo, agora as informações ali só podem ser numéricas, não podem classificar um jogador dentro de uma determinada categoria nem tão pouco mostrar estatísticas dinâmicas para uma situação específica. O sistema de coloração também mudou, agora ele tem um limite para cada stats.
Seat Script / Table Selection: Muita gente nem sabe que isso existe e particularmente eu acho o mais danoso. É um programa que escolhe a mesa que você vai sentar baseado em uma waiting list global e de acordo com alguns requisitos que você estabelece, cor de note por exemplo, assim você evita alguns players e caça outros. No futuro a intenção é banir todos esses scripts, no momento ainda continuam valendo aqueles que apenas registram em uma determinada mesa ou torneio sem levar em conta critérios específicos.
Essas são as mudanças que mais chamam a atenção, vejo todas com bons olhos, não vi nenhuma que seja danosa ou prejudique algum jogador. Óbvio que aqueles que utilizavam programas como o de table selection vão se sentir prejudicados, mas quando pensamos na essência do jogo, é assim que tem que ser.
Abraços,
Ban
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s