Qual é o seu jogo?

É até que normal quando a gente fala a palavra “Poker” na mesma hora associarmos com o “Texas Hold’em”… O mesmo acontece quando falamos só Hold’em e esquecemos que tem um monte de jogos que são Hold’em e não são Texas, como Omaha por exemplo. E quando o assunto fica mais específico e nos restringimos a “Torneio”, “Sit & Go” e “Ring Game”? Você já parou para pensar que assim como História e Geografia são matérias de humanas e são coisas distintas, Ring Game, Torneio e Sit & Go, apesar de serem poker são coisas distintas? Não basta escolher entre um estilo e outro só por que viu na Tv ou admira alguém, ele tem que ser compatível com sua disponibilidade e características pessoais.

BSOP-MILLION-2014-6011_post4.jpg

Ivan “Ban” Martins

Lembro de quando estava começando e já vi muito desse questionamento dos alunos que passam lá pelo QG Akkari Team, muitos acabam cada dia jogando uma coisa e não se especializam em nenhuma, então vamos traçar algumas das características de cada jogo que podem ajudar nessa escolha:

Torneios:
Os torneios normalmente levam algumas horas para chegar até o seu final, é normal fazermos sessions de várias horas, não dá para começar a jogar sabendo que à noite tem que sair por que tem um jantar familiar, o que vai fazer?! Deixar o torneio sitting out ? Não dá né! A sua disponibilidade de tempo é um dos primeiros pesos que tem que colocar na balança se está apto ou não para os torneios. Outro aspecto é o tamanho do field, o que torna invariavelmente a variância maior, seu estômago tem que estar preparado para isso, o longo prazo pode demorar a chegar e alguns meses no ganha pouco e perde pouco pode ser normal. Há também a adrenalina das retas finais, a emoção de cravar, que só os torneios proporcionam. Nada mais gratificante que abrir o lobby e ver que bateu um field de mais de 2mil cabeças ou estar em uma reta final de um torneio ao vivo, aquela mesa final de LAPT ou BSOP que vai juntar todas as forças do mundo para exercer o seu melhor Poker.

Sit And Go:
Aqui a gente tem uma infinidade de variáveis: os Heads Up, os 6max, os full ring, de várias mesas – que se assemelham aos torneios – e por ai vai. Fazer essa escolha também é fundamental, o torneio nada mais é que um grande sit and go, então se a variância lá é maior, aqui naturalmente será menor, é um jogo mais mecânico, em que uma hora praticamente todas as decisões se dão no pré flop e é equidade vs equidade. O trabalho é aquele de formiguinha, seu ROI será menor mas seu volume maior. A adrenalina de um heads up de Sit and Go não se compara ao de um torneio, mas você irá passar por isso diversas vezes no dia, tendo que dar o seu máximo, por que a diferença entre ser segundo ou primeiro vai contar bastante.

Cash Games:
No torneio começamos deep e entramos em uma fase que raramente temos mais de 50bbs, nos Sits a coisa mais natural é termos 10bbs, no cash game, salvo raras estratégias, sempre teremos mais de 100bbs, o que torna o jogo mais linear e matemático. É preciso conhecer o adversário para saber exatamente em qual rodada você pode expulsar ele do pote ou qual a linha ideal para extrair valor. É claro que algumas dessas características encontramos em outros jogos, afinal precisamos acumular fichas, mas aqui a cada momento é hora de entrar na mente do oponente e maximizar os lucros e minimizar as perdas. O trabalho também é de formiguinha, de operário por assim dizer, onde a disciplina tem que ser constante ou um pote pode colocar em risco uma sessão inteira e horas trabalhadas.

É isso ai pessoal, um pouco sobre cada formato! Espero que ajude na hora de escolher o que é melhor e lembrem-se de pesar todas as variáveis. É fundamental até um auto conhecimento nesse momento.

Boa sorte nas mesas, sejam elas quais forem!

Abraços,
Ban

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s