As regras do jogo!

(Texto originalmente postado no blog do SuperPoker, link aqui )

 

Recentemente a TDA ( Associação de diretores de torneios ) fez o upgrade de algumas regras, baseado em um post do Pocket Fives, separei algumas dessas regras que são interessantes.

Vale lembrar que elas ainda precisam ser adotas nos torneios que do Brasil. Citei algumas interessantes e coloquei umas observações minhas.

 

 

2 – Responsabilidades do Jogador.

Essa regra visa a fluidez do jogo, onde o jogador deve fazer zelar para o jogo andar, estar atento às ações, manter suas cartas visíveis e avisar se ele acreditar que um erro foi cometido.

 

Obs. A parte negritada é bem interessante, já vi muito no live o jogador questionar-se se deve ou não avisar quando viu algum erro ser cometido, agora está explicito na regra.

 

3- Termos de Poker.

 

O jogador deve saber a terminologia básica quando está participando de um torneio. Tem que saber os termos como ‘bet’, ‘raise’, ‘call’ ou ‘fold’. Os jogadores também deve estar consciente dos seus gestos à mesa. A regra atualizada diz que bater na mesa é check e que é responsabilidade do jogar deixar suas intenções claras. Usar qualquer gesticulação ou termo fora do usual é por conta e risco do jogador.

 

14-

Essa regra diz que o jogador mesmo que tenha foldado sua mão mas que ela ainda esteja identificável, pode voltar atrás. Só não vale se já tiver tocado o muck (o restante das cartas que estão lá com o dealer).

 

Obs- o cara jogou as cartas, ela ainda está la no meio, dá para voltar atrás!

 

17:

A regra falava que se o jogador está sem cartas ou se muckou/foldou suas cartas sem showdown não tinha o direito de perguntar pelo showdown alheio. A regra atualizada diz que qualquer jogador que pagou uma bet no river tem o direito inalienável de ver a mão do último agressor da mão, se solicitado, desde que a mão do jogador não tenha tocado o muck.

 

27 – Chamando o Clock.

Agora qualquer jogador pode chamar o relógio para qualquer jogador, não precisa estar na mesma mesa.

 

Obs. viu o cara enrolando na mesa ao lado para entrar itm?! só chamar o floor, não precisa estar na mesma mesa.

 

 

29- Última carta do baralho.

Antigamente se você não estivesse no seu lugar ao iniciar a distribuição das cartas você tinha sua mão como foldada. Depois de muitos pedidos, agora é ao término da distribuição das cartas. Vai ajudar quem gosta de patinetar pelo salão e volta correndo para a mesa 😀

 

Obs. Daniel Negreanu pentelhou tanto que conseguiu!

 

37- Prevalece a ação anunciada.

Se um jogador faz anuncia sua ação e faz outro movimento com as fichas, prevalecerá a ação verbal. Da mesma maneira que se o jogador anuncia um valor de aposta, tem o mesmo efeito que se ele quietinho coloca aquele valor em fichas.

 

Obs- Essa é uma dica bacana para o live, sempre anuncie a ação, assim não tem perigo de missclickar um bet/call/raise. É valioso para quem não tem muita experiência.

 

39.

Se um jogador faz uma declaração verbal (call, raise), ele estará comitado com o ação como um todo, mesmo que ele não esteja prestando atenção e não tenha visto que um jogador estava em all in por ex. Da mesma maneira que um jogador que da call com uma quantia menor em fichas, sem declaração verbal, terá que completar o valor.

 

Obs. Não viu o all in do cara e disse call achando que só tinha um raise?! Não tem chororo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s