Estudos

(Texto originalmente publicado na Revista Flop de fev/2015, sem a edição e correções do Ari Aguiar.)

No último artigo eu escrevi que os melhores jogadores do mundo são máquinas de colocar as outras pessoas em range, lembram?! Mas existe algo que também é comum a todos eles, eles estudam e estudam muito!

O estudo no Poker deu seu ponta pé inicial com um livro que até hoje deve ser lido, mesmo que para efeito de curiosidade, o Super System, escrito por Doyle Brunson. A lenda do poker conta que em sua época, meados dos anos 70, uma das formas que ele usava para estudar era abrindo flop a flop e analisando as texturas, não existia obviamente softwares auxiliares, escolas de Poker, times de Poker, nem o Google existia para tirar qualquer dúvida. Felizmente a tecnologia evoluiu, os times de Poker nasceram, as escolas e coachings estão mais acessíveis. 

 Em todo começo de ano é comum fazermos planos e metas, uma das minhas foi justamente voltada aos estudos, diferentemente do ano anterior, esse ano coloquei um peso muito maior nos estudos, graças aos estudos e vivência lá no QG Akkari Team, conclui que os estudos é o jogo antes do jogo mais importante que existe.

O QG Akkari Team fez diversas mudanças visando otimizar a nossa performance, uma delas foi uma semana inteira fora das mesas com uma avalanche de estudos, produzindo conteúdo, discutindo mãos e trocando ideias sobre como encaramos a evolução do Poker.

Entre as formas de estudos há a discussão de mãos, review de mãos e o uso de softwares auxiliares.

As discussões de mãos acontecem praticamente o tempo todo, é onde debatemos as linhas de raciocínio a usar, se a mão foi jogada de forma correta e formas alternativas de se pensar aquela mão e aquela situação, se foi o correto também contra aquele tipo de jogador.

Já a revisão de sessão, é algo que analisamos um torneio inteiro, começamos com as mãos lá do início e vamos passando até chegarmos ao momento da cravada ou da eliminação. Há inúmeras discussões de mãos durante a revisão de sessão, mas com o diferencial de poder acompanhar a evolução do torneio, acompanhar como os demais jogadores estão se comportando, você encaixa uma mão na outra, dá uma sequência a tudo aquilo que está acontecendo, podemos fazer uma análise junto com aquilo que chamamos de dinâmica da mesa ou do torneio.

Seja durante a revisão de uma sessão inteira ou de uma mão singular, sempre nos valemos de softwares auxiliares. Os softwares nos dão embasamento naquelas situações em que a matemática é complexa, onde transformamos os ranges dos jogadores envolvidos em porcentagens e conseguimos falar se uma jogada é lucrativa ou não. Algo bastante comum é filtrarmos uma situação especifica, um exemplo rápido: o software armazenou 100mil mãos em que jogamos, e fazemos uma seleção somente daqueles em que houve 3-bet no pré flop, vamos chegar a um número restrito de mãos e analisar como jogamos a mão, se era a situação ideal para 3-bet, se o jogador envolvido era um bom alvo para aquele movimento. 

Focando nos estudos podemos fazer de tudo para maximizar nossos ganhos e minimizar nossas perdas. Melhorar e entender o jogo cada vez mais e buscar uma performance mais próxima da excelente possível. 

É com esse foco cada vez maior nos estudos que evoluímos no QG Akkari Team e aconselhamos a todos que de uma maneira ou outra nos seguem. Eu citei as formas mais comuns, mas entre as minhas metas há também assistir aulas das escolas de Poker como o CT SuperPoker e também produzir material, como esse artigo ou aqueles do meu blog, forçando assim sempre um constante raciocínio, assistir as transmissões da TVPokerPro para ver os melhores do mundo em ação.

Você já deu uma atenção maior aos estudos? Além daquelas metas tradicionais de jogos, você colocou muitas sobre os estudos que vão te dar uma bagagem e experiência bem maior?!

Pense nisso, o estudo é o jogo antes do jogo, tão importante quanto o momento que você se senta à mesa e aplica todas aquelas estratégias aprendidas, discutidas e melhoradas.

One thought on “Estudos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s