Prestando atenção no jogo ao vivo

(Texto originalmente publicado no Blog Oficial do PokerStars em 6/8/2015, link original )

 

Cada vez mais me apaixono pelo jogo live… Ano passado, alguns torneios como os que disputei no EPT só fizeram aumentar esse gosto. Esse ano, com menos viagens internacionais, a espera pelos torneios grandes do circuíto, como o BSOP, sempre é carregada de ansiedade e um bom tempo de preparação entre um torneio e outro.

BSOP-MILLION-2014-6011_post2.jpg

Ivan “Ban” Martins

Algo que se fala bastante no jogo ao vivo é sobre tells. Há livros famosos sobre o assunto e quase todo mundo tem uma história onde ganhou a mão por um comportamento inconsciente do adversário. A verdade é que muitos tells são mais glamura de livros ou de cena de filme do que qualquer outra coisa. Isso quer dizer que eles não existem? Claro que existem e aos montes! Mas no lugar de tentar ver aquela pupila dilatada que nunca ninguém viu, há alguns tells que são tão visíveis que mãos podem ser decididas por causa deles. Separei um que gosto bastante e raramente vejo alguém falar dele. Para ser sincero, a primeira vez que vi sobre foi em um dos cursos aqui no QG Akkari Team em uma das atividades em grupo.

Voltando para os princípios básicos do poker, você recebe duas cartas, há algumas rodadas de apostas e se for o caso existe o showdown. Mas e depois? O que acontece depois do showdown? A resposta mais óbvia é que as fichas vão para o lado do jogador vencedor e bora para a próxima mão, né?

Algo que poucas pessoas reparam é a reação das pessoas ao término da mão, aquele momento em que o dealer está empurrando as fichas em direção ao vencedor e as pessoas respiram mais aliviadas e normalmente começam a falar um monte sobre a mão que acabou de acontecer. Quem estava de fora especula o que os jogadores envolvidos poderiam ter na mão ou sobre qual linha adotou. Quem estava envolvido na mão demonstra felicidade ou tristeza e nem sempre é respectivamente quem ganhou e perdeu a mão.

Existe um exemplo clássico de uma mão que envolve o Phil Ivey e o Max Steinberg. Ao chegar no river, esperando que Max blefe sua mão, Ivey da check e o mesmo faz Max. Ivey puxou a mão mas fica visivelmente chateado por não ter apostado no river, deixando de extrair valor. Ganhou a mão e não ficou contente. O contrário aconteceu com Max, que perdeu a mão mas saiu com um sorrisão por não ter perdido ainda mais fichas, ficou feliz por ter perdido pouco.

Não é só a reação específica ao término da mão, mas pense em tudo aquilo que é falado no final. Sempre tem aquele jogador que mais parece um comentarista ou até mesmo um entrevistador de tv e fica lá falando da mão. Ser extrovertido e conversar bastante na mesa pode não ser caraterística sua, mas você pode se aproveitar de quem está fazendo isso na mesa. A cada explicação de uma jogada, a cada pergunta sobre a razão de ter apostado X, ter apostado em um board XYZ, etc… São informações a mais na hora de você montar o quebra cabeça que é uma mão de poker quando for jogar contra aquele jogador. Vai saber como ele pensa em determinada situação, e se ele não for muito malandro, o que ele palestrou um tempo antes, quando chegar a vez dele, ele irá repetir. Estará apenas jogando suas cartas e nem vai mais lembrar que contou em detalhes como pensa uma certa mão de poker.

Prestar atenção na mesa, antes, durante e depois de uma mão, só vai ter ajudar na coleta de informações. Se não estiver envolvido na mão, nem tudo está perdido. Pelo contrário, é um excelente tempo para colocar as pessoas em range, olhar para a reação das pessoas… Você estará envolvido na mão em terceira pessoa, só ganhando informações sem investir nada. Por isso o foco nas mesas é muito importante! Tudo que acontece conta, tudo que acontece pode ser usado a seu favor no futuro.

No live, as distrações são inúmeras: outras mesas, celular, revistas, música… Tente se livrar dessas tentações e foco total na mesa!

Abraços,
Ban!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s