vamos estudar?

(Texto originalmente publicado no Blog Oficial do PokerStars em 23/04/2015, link original )

ban_larissa.jpg

Ivan “Ban” Martins

O que estudar:

Conceitos Chaves: A gente sempre bate numa tecla que o poker é um jogo de pessoas e que não existem verdades universais, que uma mesma jogada dependendo do pensamento por trás dela, pode ser certa ou errada. Independente disso, existem muitos conceitos que precisamos entender, dominar e saber a hora precisa de aplicá-los. Raramente vamos fazer cálculos complexos no meio de uma mão ou naquele turn que esquisita o board, mas saber todos os fundamentos de Pot Odds é essencial. Outro exemplo clássico é o famoso ICM, não vamos calcular ele durante uma mão, mas saber seu significado, aplicação e no que sua teoria desenrola é fundamental. Os conceitos no poker são muitos, além dos matemáticos, temos algumas jogadas em si, como a 3bet, o float e até a própria continuation bet que apesar de algo já automático no jogo das pessoas requer um estudo constante, aliado com os outros aspectos do jogo. Dar atenção constante aos conceitos é fundamental!

Tendências atuais: Você já deve ter lido que o poker mudou muito de 2005 para cá, não é? Que o field era muito mais soft – fácil – e que era muito mais fácil ser lucrativo. Mas o que mudou de lá para cá? Uma das coisas que mais mudou foi a disseminação do conhecimento. Anos atrás não existiam as escolas de Poker, os blogs, os vídeos. A parte dos conceitos que citei no primeiro item é muito mais dominada, antigamente algumas pessoas só a tinham de forma indutiva, hoje em dia qualquer um que coloque no Google algo sobre estratégia no Poker já vai achar algo nesse sentido e bem mastigado por aqueles que se lascaram muito para traçar as estratégias e descobrir os atalhos dentro do jogo. Com o jogo evoluindo mais rapidamente, o contra ataque a uma estratégia lucrativa surge mais rapidamente e ganha quem se adapta mais rápido. Antigamente só ter um size bom no pré flop aliado a c-bet já era sinônimo de lucratividade, hoje precisamos nos atentar a todas as táticas e como responder a elas. Vira um verdadeiro jogo de xadrez, pessoas adaptando e se re-adaptando. Por isso, além de estudar o nosso jogo, precisamos também estudar aquilo que está acontecendo ao nosso arredor para nos adaptar mais facilmente. Quanto mais rápido nos adaptarmos mais iremos matar no jogo!

Nos estudar: Não basta estudar o que o field está fazendo, temos que estudar o que nós estamos fazendo e como os outros reagem a isso, é uma parte da tendência do field mas com muito mais desenrolar. Nessa parte dos estudos é fundamental a auto crítica, por que além da tendência em si, vamos ver se não estamos fazendo uma ou outra jogada errada, seja interpretado de forma equivocada um adversário, seja com um range desajustado na hora de aplicar um pré flop raise ou um c-bet por exemplo. Algumas coisas vão ser relativamente simples, como aquele K3o que abrimos de posições iniciais e não deveríamos e assim que batermos o olho na review vamos identificar o erro. Outras serão mais complexas e precisaremos de ajuda de outras pessoas, seja um grupo de estudo ou um coaching particular. Estar ao lado de pessoas mais experientes é mais que fundamental. Outra parte pouco abordada no auto estudo é conhecer os próprios limites, é algo mais psicológico, mas entra no controle de tilt, saber aquilo que nos tira da zona de conforto e outras limitações, como se aguentamos uma rotina de grind de longas horas no caso dos torneios, o que vai influenciar nos jogos que escolhemos, se realmente estamos aptos para a maratona dos torneios ou se o melhor para nós são as sessions menores dos SnGs ou a opção de parar a qualquer momento no caso dos cash games.

Esses são alguns pontos e falando assim até parece fácil, não é? A realidade é que existe tanta coisa que o simples se torna muito complexo, e os estudos precisam ser constantes para evoluirmos. Ainda na área dos estudos tem muita coisa que vamos abordar, aqui foram os exemplos sobre o que estudar e em breve vamos fazer um texto sobre “Como estudar”.

Vejo vocês em breve!

Abraços,
Ban

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s