Progressive Super Knockout, a nova mina de ouro!

(Texto publicado no blog oficial do Pokerstars 16/04/2015, original)

Vamos lá falar dos nossos torneios do dia a dia, que registramos em busca da cravada.Recentemente venho notado que a quantidade de torneios com Progressive Super Knockout só vem aumentando na grade e junto com isso temos que fazer várias adaptações, teremos muitos deles no decorrer do dia e são uma mina de ouro!

BSOP-MILLION-2014-6011.jpg

Ivan “Ban” Martins (Akkari Team)

Antigamente só existia os torneios com KO normal e o field desses torneios já eram maiores que o normal, os regulares sempre estão lá e os jogadores recreativos gostam por causa da dinâmica e pelo simples fato de eliminar já pingar um $$ no caixa, depois de um tempo surgiram os Super KO que metade do buyin vai para KO, dois KO”s e já estava freerollando o torneio, não podia ser ruim não é ?!

Mas a explosão do field veio mesmo com os Progressive Super KO… Metade do buyin em KO mas com uma diferença, desse KO metade vem para a gente e a outra metade acumula na nossa cabeça ou dos adversários. E conforme o torneio vai andando, os KO’s vão crescendo cada vez mais, muitas vezes ficando maiores que o próprio ITM.

Essa dinâmica de KO’s gigantescos na cabeça obviamente atrai muito mais jogadores que estão lá por diversão, todos os regulares participam e ainda gostam por causa das estratégias envolvidas e do field astronômico. Cria-se muito mais “level” entre os jogadores e muitas vezes uma mão que seria um fold tranquilo em uma estrutura normal, graças ao KO vira uma corrida (para não falar gamble) honesta. Separei alguns pontos interessantes sobre essa dinâmica e “level”:

– Os Short Stacks em um torneio normal são praticamente menosprezados, a eliminação deles não significa muita coisa. Às vezes tem 200, 300 jogadores ainda vivos e não vai mudar em nada eliminá-lo ou não no torneio. Com os Ko’s altos isso muda, eliminá-lo significa puxar um bounty bom e já puxar algum dinheiro para o bankroll, dependendo da fase do torneio muito maior que o próprio buyin e faixa de premiação. Vira uma verdadeira caçada ao short, quem tem um stack maior quer eliminá-lo e quem é o alvo, sabe que vai ser pago muito mais vezes.

– Com isso os Ranges mudam, em um torneio normal os ranges são muito mais definidos, por vezes muito mais tights, com a dinâmica do short stack as pessoas vão pagar com mãos muito mais marginais, o leque de mãos – o famoso range – fica beeem maior. Já para quem é short stack da parada isso se torna na maioria das vezes um verdadeiro problema, por que aquele range que ele iria all in tem que ficar mais curto já que vai ser pago com uma frequência maior, a fold equity que ele tem ao ir All In baixa e muito. Se em um torneio, principalmente nos turbos, é bom ir all in com mãos marginais para roubar os blinds, aqui será um verdadeiro problema.

– Com a presença dos Short Stacks e os Ranges diferentes, cria-se na mesa uma nova dinâmica. O Short estando nos blinds as pessoas vão para cima mais vezes esperando um re-steal. Quando o short vai all in, e é pago por um jogador, a primeira coisa que passa pela mente dos outros é que o range desse que pagou é enorme e que ele pode só estar interessado no KO e não necessariamente tem uma mão de equidade boa. Para quem esta prestando atenção na mesa e conhece essa dinâmica acaba se criando um level, vai haver mais 3bets, mais squeezes, a tentativa de se isolar contra o short mesmo com um pagando será maior. Com o level entre os jogadores mais acirrado, o jogo se torna muito mais agressivo, muito mais dinâmico, raramente vamos encontrar uma mesa passiva e com pessoas deixando os shoves do short passar.

A tendência é que cada vez mais no Lobby do PokerStars tenhamos torneios com Progressive Super KO, se atentar a esses fatos que citei é só o primeiro passo para ser mais lucrativo nesse tipo de torneio. É claro que com isso vão vir muitas adaptações em nossos ranges e como vamos explorar um determinado spot. E quanto mais rápido nos adaptarmos a essa nova tendência, mais lucrativo seremos! E felizmente os Progressive Super KO não estão somente nos MTT”s, já tem formatos para os grinders de SnG’s como os 90 jogadores turbo, de $5 e de $11.

Nos vemos nas mesas!

Abraços,
Ban

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s