Tudo na vida (e no poker) é sobre range!

Por que Daniel Negreanu e Phil Ivey são tão bons naquilo que fazem?! Por que eles são máquinas em colocar as pessoas em range… eles olham para alguém na mesa, traçam seu perfil, analisam a posição, analisam o stack, pensam na fase do jogo, relembram mãos anteriores, tudo com a mesma finalidade, colocar as pessoas em um range, ou seja, em um leque de mãos.

Poker é um jogo de pessoas, tem um monte de matemática envolvida, até o fator randômico no meio, mas no fundo é um jogo de pessoas, que estão suscetíveis a erros e acertos, a momentos de agressividades e a de passividades, medo e pressão do dinheiro ou total desapego.

Tudo que fazemos na vida é range, um jogador de Poker apenas potencializa isso, lembre-se de todas nossas ações no dia a dia. Ao sair de casa você pensa em quanto tempo vai demorar para chegar ao trabalho, de 30 a 40 minutos…. na volta para casa o seu range muda, se for sexta feira chuvosa com o trânsito maluco, já pensa algo entre 1 e 2 horas. Quando vai ao mercado, já sabe o que quer comprar, tem alguns produtos que deseja e um valor que quer gastar, ou vai comprar produtos para um churrasco ou gastar R$300 para a compra do mês. Tudo isso é o seu range, você faz isso o tempo todo, você não começa a assistir um filme sem antes imaginar quanto tempo ali vai gastar. Não vai para uma loja de roupas, comida, restaurante sem saber, se for há uma chance de se ferrar.

No Poker não é diferente, temos um total de combinações, temos uma estimativa de o que pode acontecer ou não acontecer. A primeira é óbvia, como podemos tirar o máximo valor de uma mão?!

Se for uma mão muito ruim, o bom e velho 72o, será foldando, se for uma mão especulativa, pode ser pagando um raise, se for uma mão de valor pode ser 3betando. Essa é uma visão simplista, sabemos que para cada ação citada podemos alterar a nossa atitude, pagar com o 72o se as odds forem favoráveis, foldando um T9s se não estivermos um stack justo e talvez pagando uma mão de valor sabendo que vamos manter um range pior.

Tudo que acontece no Poker muda nosso range!! Há três coisas que mudam o tempo topo, que fazem a gente mudar nosso leque de mãos e deixar o Poker tão dinâmico: stack, posição e cartas. Há as outras coisas, imagem, fase do torneio, estrutura etc etc.

Então quando estiver na mesa, lembre-se daquilo que faz no dia a dia, não sei qual a sua profissão, como vai para o trabalho, o quanto gasta no mercado e nem quanto gasta com alimentação. Mas você está o tempo tudo fazendo estimativas, e no Poker é assim, quanto melhor estimar a gama de mãos do adversário, mais será bem sucedido.

 

Abraços,

Ban!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s