Qual a sua imagem?!

Tarrrrde!!!

O último post falando sobre a zica de segunda feira fez um baita sucesso. Recebi um monte de mensagens não só pelo blog mas também na fanpage via imbox. Com todas as mensagens que chegaram, compilei um pouco do que mais chegou e deu nesse outro texto aqui.

Poker é um jogo de pessoas lembra?! O fator humano sempre muda tudo, para colocarmos alguém perfeitamente em range precisamos compreender alguns fatores humanos, como ela pensa o jogo, como jogou algumas mãos passadas. Estamos na bolha de um torneio, resolvemos pressionar um stack mediano, só essa informação não é suficiente para irmos all in ou não, precisamos saber quem é aquela pessoa por trás… será que aquela pessoa está pressionada pelo dinheiro para sentir a pressão?!

Agora você já pensou no inverso?!

Você está lá sentado na mesa, é uma verdadeira vitrine de informações. O jeito que está se vestindo, o que está conversando na mesa, como se comporta em cada mão.
Muitas vezes nos preocupamos apenas com quem está do outro lado, mas e nós?!

Obviamente que você não vai começar a tremer na mesa tentando passar a imagem de alguém nervoso, já que você não é ator, vai passar no mínimo vergonha.

Se todos na mesa sabem que você é um jogador profissional de Poker, os jogadores reagirão de algumas maneiras. Alguns irão querer jogar todas as mãos contra você, eles sabem que você é melhor que eles e justamente por isso eles querem ganhar uma mão de você. Tem o oposto, aquele que ao descobrir que você é um jogador profissional irá jogar de maneira mais conservadora.

Resta a você entender se as pessoas do outro lado estão observando isso e aplicando isso.

Em alguns torneios que joguei na Europa ou em Vegas era totalmente um anônimo, estava algumas vezes sem patch e não tinha nenhum site de cobertura. Como as pessoas me viam é totalmente diferente de um torneio no Brasil, que ao chegar a mesa, além do patch do Akkari Team, já conheço mais da metade da mesa, muitos são amigos e já vem o bate papo, ai chega o Mebeliska, TvPP … a forma como você é visto na mesa sofre todas essas interferências e isso reflete em como as pessoas vão reagir, como irão jogar contra você.

Por isso também falamos sobre o showdown gratuito, quando você mostra as cartas sem ser obrigado. Você está dando informações que em um jogo de informações incompletas pode custar muito caro… vemos na televisão jogadores dando o showdown do blefe gigantesco… mas eles sabem como agir depois, de como aquilo irá afetar a sua imagem.

Quando estamos começando, ser reservado e chamar menos atenção para si é o melhor a se fazer, irá puxar muito mais potes sendo um anônimo do que um show man a lá Daniel Negreanu que comenta hiperativamente todas as mãos ou um Phil Hellmuth que chora a cada flip perdido.

Abraços,
Ban

Advertisements

One thought on “Qual a sua imagem?!

  1. Muito bom o post Ivan!!! Eu tenho experiência quase nula em poker live, mas esse post, aquele da Fernanda Lopes e outras dicas, sempre ajudam.

    Espero logo poder encontrar vc, seja no BSOP aqui em Brasília ou em outro torneio por esse mundão.

    Abraço e parabéns!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s