Vamos pensar no pré flop?!

Segunda feira já está virando tradição sair um post aqui no blog, o feedback e as mensagens que chegam dão um ânimo a mais, na semana que passou teve até gente mandando gráficos e resultados.

Estudando e revendo alguns leaks do meu jogo, entrei em um tema que é fundamental, muda sempre com a dinâmica do jogo e de tempos em tempos “o que é certo vira errado e o errado vira certo” – os raises.

 

– Pré flop.

Quem pega aqueles livros mais antigos ou busca um artigo da época de 2009, vai lembrar de uma regra básica, raise de 4 vezes o valor da big blind mais 1x por cada limper. Esse era o primeiro passo para a lucratividade, era o santo graal, o poker ainda engatinhava e só de ajustar esses sizes e com a mínima noção de range-por-posição o gráfico ia lá em cima. Mas como sempre falamos, o Poker é um jogo dinâmico, ainda não existia as escolas e o conhecimento era passado a frente de maneira muito mais restrita e devagar. Nos torneios, aos poucos os jogadores regulares perceberam que para uma das ferramentas mais lucrativas do poker – o roubo de blinds – era desnecessário valores de raise pré flop tão altos, aos poucos notaram que 3x tinha a mesmo Fold Equity, depois de um tempo notaram que o 2x no pré flop passava e passava bastante.

Hoje em dia, do middle game para frente só fazemos aquele “2x ou 2x e um cabelinho” e aqueles mesmos jogadores que pensam o jogo fora da caixa lá nos buyins mais altos, começaram a pensar em contra ataques, se todos fazem uma mesma ação, um mesmo valor, precisamos para ser lucrativos fazer algo de diferente, não é?! Começaram a defender mais os blinds, afinal tem mais fold equity, apostar fora de posição em determinadas situações – até a donkbet mudou de nome e virou o lead.

A resposta para isso é se adaptar, se estamos dando muitas odds para os blinds defender, pode ser natural aumentar um pouco o valor do raise, não é estranho ver muitos regulares aumentando para 2.5x, é o velho, quer defender com um range muito maior?! Defenda mas será matematicamente ruim, além de criar potes maiores.

Esse é apenas uma dinâmica que o raise pré flop cria, agora vamos pensar em uma outra situação mais abstrata, rodou em gap até nós, olhamos nosso stack e dos adversários, todos tem mais de 80bbs, muito comum em séries ou naqueles 2r1a da vida, vale a pena fazer o mesmo raise do que em um torneio regular que estamos com a estrutura de efetivos 30bbs?! E se trocássemos a estrutura deep por um turbo, onde quem tem 30bbs é rei e o effetivo normalmente vai ser de push ou fold, até pela dinâmica do push ou fold, raaaaramente o raise um pouco maior que o 2x e um cabelinho será bom. E se então pensarmos nos hypers?!

Viram como um tema pode ser extremamente grande?!

Antigamente nos textos era dado um “faça isso ou faça aquilo”, era o “3x é correto e pronto” hoje em dia tudo é relativo, por isso esse texto se conecta com os outros e mais que dar uma receita ajuda a ensinar a pensar. Por exemplo, já falamos sobre dinâmica, posição, range, tudo isso irá contar na hora de escolher se aumentamos ou não e de quanto será esse size.

Chegará uma hora que olharemos para o lado e estamos tão deep que um raise maior que o normal é justo, por termos vantagem sobre o adversário queremos um pote maior. Outro extremo seria o stack efetivo ser baixo e a única saída não é nem fazer 3…4..5x… mas ir all in direto, uma arma de alta lucratividade nos turbos e hypers.

Nesse texto deu para dar uma viajada legal em termos de pré flop, algumas considerações e ainda nem chegamos nas 3bets que junta tudo isso e mais um pouco. Conforme as mensagens forem chegando vamos falando mais ou menos sobre um tema, mas espero que continuem chegando cada vez mais!

 

Abraços

Ban,

Advertisements

One thought on “Vamos pensar no pré flop?!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s