Tells online!? Temos aos montes!

Não importa se é em coachings, nos cursos lá no QG e até mesmo nas transmissões da TVPP que já fiz, uma dúvida universal é sempre se existe as famosas “tells” no Online e ouso dizer, existe até mais nas mesas do PokerStars do que nas mesas de um BSOP da vida. Estamos acostumados com aqueles tells clássicos dos livros de antigamente, a mão tremendo, a roupa velha na construção da imagem mas e no online?! Como funciona?!

 

Troque a aparência pelos sites de track!

É um clássico dos livros e do live, reparar em como a pessoa se veste, saber mais sobre ela para saber sua condição social, por um motivo lógico, o quanto e como ela irá reagir a pressão do dinheiro. No live temos roupas velhas ou terno, barba por fazer ou modo de se portar na mesa, já no Online temos SharkScope, OPR e o não menos importante Gooogle, podemos saber muito mais sobre aquela pessoa, seus ganhos, seu gráfico, se é jogador recreativo ou profissional, com poucos clicks. Lembra do post passado sobre notes?! Então uma dica é buscar no Sharkscope e fazer note para não precisar gastar pesquisas no futuro.

 

Troque a euforia da pessoa por de onde ela joga.

Não achei a metáfora ideal mas esse ponto é a “tell” moderna mais efetiva. Quem joga no PokerStars consegue ver se a pessoa está jogando no tablet, celular ou do pc normal. É uma informação recente, até o ano passado não dava para saber e talvez nem existisse a possibilidade de jogar. Você saberá que um regular raramente estará jogando do tablet/celular, se estiver estará em uma mesa e por causa de uma emergência – menos alguns locks por ai – ou então no final da session depois de ter grindado por horas na frente do computador quer ter um momento mais a vontade. Mas vamos falar sobre a grande maioria das pessoas, jogam no celular para se divertir de forma recreativa…. isso irá implicar em diversas consequências: provavelmente ela terá maiores distrações ao seu redor; ficará disconect com uma frequência muito maior por causa do sinal fraco de wifi ou 3g ruim; terá também dificuldade em alinhar sizes, principalmente pelo celular, já que digitar dá trabalho e é mais fácil clicar no +, tendo mais bets redondas e maiores.

 

CTRL + F 

Assim como precisamos procurar alguma coisa e apertamos CTRL+F, no PokerStars temos a mesma ferramenta e uma das mais úteis na hora de colher informação que as pessoas estão dando – normalmente – de forma involuntária. Você pesquisa lá e o cidadão está jogando em 32 mesas, bom você já sabe que as ações dele serão mais automáticas, buscando um jogo mecanizado e que dificilmente farão jogadas rebuscadas no pós flop e também terão dificuldades em reconstruir algumas jogadas, também estando em muitas mesas naturalmente evitarão as jogadas complexas por colocar em risco o fluxo de todas as outras mesas. Quer outro exemplo?! Estamos perto da bolha da mesa final, temos um adversário que em todas as jogadas usa praticamente todo o time banking, quase foldando automaticamente, damos o CTRL+F e ele está apenas nessa mesa, a chance dele estar enrolando por estar pressionado pelo dinheiro ou pela expectativa de fazer mesa final é grande.

 

E isso é só o começo, em cima dessas três fontes, dá para descobrir muito mais dos adversários, pegar “tells” do momento. Quem tem raízes mais fortes no jogo live tem dificuldade em encontrar no online, mas elas são até mais óbvias e mais fáceis, até por que quando “pesquisamos” essas “tells”, o adversário não tem como nem imaginar.

 

Comentários e sugestões?! Pode mandar que é bem vindo!

 

Abraços

Ban

4 thoughts on “Tells online!? Temos aos montes!

  1. Oi Ivan,

    Já foram 2 dos 15, rsrs.

    Bom, só para complementar uma informação quanto ao tell 2, o PS permite você ocultar a informação se você está ou não jogando por tablet ou smartphone.

    As pessoas que deixam essa informação disponível realmente devem ser alvo nosso, pois provavelmente sequer sabem desse detalhe no PS, demonstrando algum despreparo/falta de atenção.

    Abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s