Anote tudo!

note-photo

 

Final de semana aqui foi de muita correria, sexta reunião pré Vestibular e no sábado ocorreu o Vestibular, 300 pessoas em busca de dar um passo ao profissionalismo, estar perto de quem respira poker 24 horas por dia.

O meu papel foi fazer uma primeira parte das entrevistas, além de algumas perguntas pessoais, haviam duas mais técnicas. Mas o mais importante foi estar perto de pessoas que estavam lá pelo mesmo motivo que um dia eu estive, e que puta responsa foi isso.

 

Agora pensando em dicas para quem está dando os primeiros passos, lembrei de um vídeo que fiz há um tempo para o CT SuperPoker sobre notes, o que é um dos segredos para quem joga muitas mesas e te ajudará a ter informações na próxima vez que encontrar com o mesmo adversário em outro torneio ou no mesmo em outras fases. As quase 1 hora de dicas sobre note os assinantes podem conferir no CT SuperPoker mas aqui segue algumas para todo mundo:

 

Crie seu sistema!

Lembra de quando anotava algo na escola?! Só você entendia, não adiantava pegar o caderno de alguém para copiar depois, aquelas siglas e abreviações só eram óbvias para quem escreveu. O mesmo vale para os notes, o PokerStars felizmente tem um sistema de notes bastante flexível, você pode trocar as cores e as nomear. Alguns classificam os jogadores por Lucro, outros classificam por nível de jogo, se é regular ou não é. Crie o seu sistema, só você poderá dizer qual é o melhor, faça algo com a sua cara!

 

Faça notes fora do grind e da jogada!

Você pode fazer notes em qualquer jogador no PokerStars mesmo que não esteja na mesa, até na tela do replay se der um duplo click dá para fazer note. Uma coisa que sempre fazemos para estudar é assistir as retas finais dos torneios principais que estão em FT ou semi,  viu a mão entre jogadores que pode enfrentar no futuro?! Note neles! Fez review de um torneio?! Note neles também.

 

Faça notes inteligentes.

Você está fazendo notas para melhorar seu jogo, ter mais informações no futuro, há algumas jogadas que não merecem notes, aquelas comuns, não tem por que anotar que um jogador flipou 20bbs ou então aquele cooler de AAvsKK. Anote coisas que são fora da curva, atolar 150bbs no early game no 10/20, pode merecer note se for um jogador regular, sizes diferentes do padrão também são relevantes, vê um jogador sempre abrindo X e depois ele abre Y e vê o showdown?! Tome nota, pode ser um leak dos grandes. Busque fazer note sobre jogadores relevantes, com o tempo você verá com muita frequência os mesmos adversários, foco neles!

 

Atualize-se!

O Poker evolui muito rápido por ser um jogo de pessoas e as pessoas estudam, evoluem, passam por momentos diferentes, tilts, coachings, times, tendências. Estar atendo à data da nota é fundamental, raramente uma note de meses atrás será efetiva. Então é válido reciclar os notes, desapegar e deletar aquelas velhas.

 

Lembra do post que fiz há uns dias sobre ranges?! Agora pense como será importante ter informações de mãos anteriores, saber como o adversário jogou determinadas mãos e como ele se comporta em determinada situação. Com os Notes você terá uma ferramenta a mais na hora da reconstrução da jogada e poderá tomar a melhor ação!

 

E claro, todo comentário e feedback é muito bem vindo!

 

Abraços!

Ban

Advertisements

2 thoughts on “Anote tudo!

  1. O ivan, gostaria de saber se você (+ o pessoal do AK team) usam o holdem manager, ou outro HUD em game, se não, pode explicar o porque de não usá-los pois vejo alguns dos top player que não o usam (você :D, o akari, pessagno, Padilha, ) e outros acham tão essencial Haedão, Chiconogue.
    Agradeço desde já!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s