E tiltou mesmo!

Tiltou mesmo

 

 

Essa semana foi uma semana daquelas diferentes, teve Masterminds e semana com torneio live no meio sempre muda toda a rotina, lá acabei caindo no dinheiro mas sempre fica aquela sensação que dava para ir mais longe. Mas sem dúvida a melhor parte desses torneios lives é a interação com algumas pessoas que até então só conhecemos das redes sociais e reencontrar aquelas pessoas queridas de outras cidades que só eventos como esse e BSOP proporcionam.

 

Agora vamos ao que interessa, os últimos posts aqui no blog bombaram e chegou muito feedback e pedidos de novos textos, o mais pedido foi sobre tilt e controle emocional, então vamos lá:

 

Sempre falamos que Poker é um jogo de pessoas acima de tudo, as cartas influenciam mas quem toma as decisões é um ser humano, cada ser humano pensa e reage de um jeito a cada situação, é isso que deixa o Poker e a vida tão dinâmicos.

Todas as questões psicológicas que podem interferir no seu jogo podem ser chamadas de “Tilt”, são tantas as maneiras que você pode tiltar que às vezes você pode passar longos períodos fora das suas condições perfeitas de jogo. Um dos erros dos jogadores é achar que o Tilt é momentâneo, aconteceu a badbeat, veio aquela frustração, deu 15min e passou, para quem tem um preparo psicológico excelente realmente pode ser assim, mas isso requer muita prática, treino e auto conhecimento.

No estado de “Tilt” um jogador pode ficar extremamente agressivo, extremamente passivo, ficar angustiado, ansioso, nervoso, perder completamente o tesão pelo jogo e mais uma infinidade de características que vão afetar a sua lucratividade, uma característica em comum é o fato que é difícil percebermos que estamos em tilt e solucioná-lo. Existe algumas maneiras de contornar o “tilt”, corrigir esse ponto é ganhar uma vantagem grande, é o ser ou não ser lucrativo, é conseguir aplicar tudo aquilo que estudamos exaustivamente.

 

1- Entenda a origem do problema – seja honesto.

São milhares, qualquer coisa pode te tirar do sério ou te colocar nesse estado longe do seu “A-game”. Estar com sono, cansado, ter sido blefado, estar atrasado para algum compromisso, patroa ligando, enfim. Tanta coisa pode te tirar do seu estado normal e te colocar em “Tilt” que o primeiro passo é ser honesto com você mesmo e PARAR de jogar,  bom em cash game isso é fácil é pedir para se levantar, em torneios ou SnG é um pouco mais complicado, mas já vi grandes nomes se “darem uma órbita de punição”, afim de evitar que estejam abrindo aquele J3o, 3betando aquele cara que está a duas horas sem jogar, enfim, evitando fazer qualquer jogada indisciplinada. O que tem de cara que acaba a session de torneio frustrado no domingo e se atola nos hypers turbos ou cash game não está escrito, seja honesto contigo e pare na hora certa.

 

2- Corrija o problema rapidamente – aqui o bicho pega.

Aqui o bicho pega por que ninguém é honesto consigo mesmo ou quanto é, já é tarde demais. Sempre falamos sobre a disciplina que um jogador profissional de Poker precisa ter, essa disciplina também está nessa hora, a de saber quando parar, a de saber quando respirar 27 vezes antes de abrir um raise ou de simplesmente não jogar naquele dia por que está há 27 dias grindando o WCOOP e não terá condições mentais e físicas para exercer bem a sua profissão. Se joga cash e bateu o cansaço, levante e vá dormir…. se tem aniversário da sogra à noite, não comece a jogar a reta da tarde… se sempre que termina uma session de torneios fica frustrado por que não cravou, trabalhe o lado psicológico, entenda a variância dos torneios… perdeu de novo Ak vs AQ ?! Lembre-se que a chance de isso ocorrer é de 30% e 30% é uma vida! Acontece a valer!

 

3- Prepare-se!! Quanto maior o preparo menor o tilt!

Isso é para tudo, condicionamento físico, psicológico, programação. Só quem está numa reta final de um torneio sabe o quão tiltante é a patroa chegar e termos aquele compromisso que nem lembrávamos, para evitar isso é simples, programa-se! Para evitar aquela dor nas costas que pode acabar com a session, malhe! A cada AA quebrado por KK você também quebra um monitor?! No lugar de comprar um monitor novo estude estatística e trabalhe seu psicológico, faça meditação, controle de raiva e ansiedade, não sei qual o seu problema, só você saberá! Prepare-se, prepare-se e prepare-se, descubra seus pontos fortes e batalhe em cima deles, descubra seus pontos fracos e faça de tudo para corrigi-los, minimizá-los!

 

Não adianta você seguir uma gestão de bankroll durante o dia e à noite tiltar e sair jogando coisas fora do programado. Não adianta você estudar feito um maluco e sair puxando a barra depois da primeira bad beat.

Seja honesto para assumir que não está em condições de jogar, seja disciplinado para não jogar e seja esforçado pra trabalhar em cima das falhas e corrigi-las!

 

 

Abraços,

Ban

One thought on “E tiltou mesmo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s