Gerenciamento de Bankroll!

tiopatinhas

Boa tarde  pessoal!

Vamos para uma dica para quem está começando?!

No último post falamos sobre algumas ferramentas de estudos, depois falamos sobre agressividade no Poker. Hoje decidi falar sobre algo básico mas extreeeeeeemamente fundamental, que é Bankroll e seu gerenciamento.

Primeiro de tudo, Bankroll é nosso capital de giro, é nosso patrimônio de trabalho, é ele que nos permite exercer a nosso profissão, sem ele, quebramos ou simplesmente não podemos jogar e também dependemos de uma correta administração para subir de limites.

1- Seu Bankroll, dinheiro para o jogo vulgarmente falando, precisa e deve ser somente para o Poker, você não deve misturar nem depender dele para qualquer outra coisa. É fundamental manter essa separação ou você estará arriscando seu dinheiro, sendo um ‘gambler’ como falam lá fora. Se você possui 1k dolar de bankroll mas tem contas no valor de $500, então seu bankroll é de $500, afinal, no final do mês vai ter que pagar aquela conta ou sofrerá consequências graves. Além de tudo misturar o bankroll com as finanças pessoais pode (e vai) acarretar consequências negativas para o seu jogo, como jogar pressionado para não perder e fazer jogadas que normalmente não faria se não estivesse tão preocupado com o dinheiro.

2- Bom sabendo da importância dele, precisamos utilizar nosso Bankroll com segurança, ou seja, precisamos jogar dentro dos limites que ele suporta, precisamos assim ser mais ou menos conservadores. Quanto mais dependermos do Poker ou mais profissionais quisermos ser, mais conservadores precisamos ser, afinal essa é a nossa atividade principal, diferente de alguém que tenha outro trabalho principal e pode fazer um ‘re-load’ facilmente, sem abalar suas finanças e contas do dia a dia. É por isso que por muitos anos haviam tabelas de limites e quantos buyins ou big bets precisávamos ter.

3- O tipo de jogo está ligado diretamente ao número de buyins que precisamos ter em nosso bankroll, usando um exemplo bastante óbvio, precisamos ter um bankroll bem maior para jogar torneios de $11 dólares do que para jogarmos SnG de $11 dólares, essa relação existe por causa da variância que o tamanho do field gera, é muito mais fácil cravar um com 9 pessoas do que com 1k. O mesmo vale para cash game, há diferenças entre 6max, full ring e até o Zoom que está na moda. O Full ring seria o que precisamos de menos buyins iniciais e o Zoom o que precisamos de mais.

4- Para finalizar é importante achar a sua zona de conforto, por que os ‘swings’ (os sobe e desce) vão acontecer, é natural do jogo, todos os jogadores passam por isso, mesmo os melhores.  Tenha um bankroll que não te coloque na pressão, que faça você manter seu A-game e que não seja uma preocupação. Que você olhe para ele como capital de gira e não como o dinheiro que vai ter que pagar a faculdade em 2 semanas. Se você tem um perfil conservador vai querer ter um bankroll com maior segurança, 200, 300 buyins de um determinado limite para MTTs, se você tem um perfil de arriscar mais e tem outras fontes, talvez use uma com menos de 100buyins. O Importante é administrar com consciência e dentro de uma área que te dê segurança para crescer profissionalmente, nos limites e não ser confundido com um degenerado ou viciado!

 

Abraços,

Ban

Advertisements

5 thoughts on “Gerenciamento de Bankroll!

  1. Eai ban blz?,nice post e nice blog,sempre to lendo,vc falou sobre as swings.Bom após o dia 03/08/14 peguei uma down nos mtts que estou até hj -2,6k com um AVG $6,5,antes minha reta era de uns 200-240 por dia com uma banca de uns 5,5k ai fui tirando alguns $11 os rebuys e tal,até q hj em dia jogo uma reta bem menor $94-95 junto com os famosos 4,50 180m pra dar aquela segurada na banca.Queria saber com esse AVG $6,5 até quanto é normal ter uma downsing?qtos BI no caso,claro q tenho mtos leaks no jogo ainda né =). Se quiser dar uma olhada no SHARK NICK É :TeTeuEx vlw abraço!

    1. Olá Matheus, primeiro de tudo que temos que analisar é o período correspondente! Percebeu que na mesma quantidade de jogos que desceu o que falou, antes tinha subido a mesma quantidade ??!
      O que dá para perceber é que quando desceu estava jogando mais caro, é normal na adaptação de fields com mais regulares. É muito difícil fazer analises por que estamos falando de curto prazo, menos de 2k jogos nesse período e nem 2 meses, muita coisa muda e interfere!
      Na minha opinião, se está fazendo uma reta de até 100$, mais vale fazer uma reta só de SnG de 4,5! Recuperar a confiança e voltar aos buyins mais caros!
      Abs!

      1. Sim concordo com vc =) atualmente to focando mais nos 4,50 mesmo e jogando alguns torneios baratos e claro dando aquela estudada.O volume ali é pouco aprox 1,6k é realmente mto pouco,já conversei com outros amigos mais experientes e tal o q pegou ms é q fui pegando confiança de mais e resolvi jogar algo mais carinho rsr.Mas já estou pegando a confiança novamente e tal.Vlw ban,ta ficando bom o conteúdo do seu blog =) abraço.Ahh sabado to indo ai pra SP fazer o vestiba haha

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s