Vamos estudar?! Um rápido guia.

estudos

 

Booom dia, boa tarde, boa noite pessoal,  tudo certo ?!

 

Algo que a gente sempre faz aqui no QG é estudar, focamos bastante nesse aspecto que é tão importante quando sentar à mesa para jogar. Afinal, as análises de mãos, discussão de ranges, técnicas e estratégias são primordiais para a melhor decisão durante o jogo, naquele momento que temos poucos segundos e que a tomada de decisão rápida e correta muda não só a história de uma mão mas também de um torneio. Em todos os outros esportes é assim, Phelps nadava entre 12.000 e 16.000 metros por treino, em seu tempo livre Michael Jordan arremessava, arremessava e arremessava.

Mas antes de chegar ao treino até a exaustão, sempre que posto que estamos estudando, fazendo review, coaching, chega mais mensagens perguntando COMO a gente estuda do que O QUE a gente estuda.

Então separei algumas das ferramentas que mais usamos e fiz um breve explicativo de como e por que utilizamos.

 

1. Universal Replayer.

Link:  http://www.universal-replayer.net/

Definitivamente esse programa é o mais essencial e básico na hora dos estudos. Ele serve como replayer das mãos jogadas. Você importa o texto da mão, seja do PokerStars ou o do Full tilt para ele e passa rodada a rodada. Normalmente revemos os torneios nele, pegamos o HH ( hand history) que o PokerStars salva de um torneio, colocamos lá e vamos repassando mão a mão, discutindo cada detalhe e revendo pontos que ou poderíamos maximizar um lucro ou minimizar uma perda, é uma caça ao erro mesmo!

 

2. Calculadora de Equidades.

Ai são várias, PokerStove, Equilab, dentro do PokerTracker há uma. A finalidade é calcular as porcentagens entre uma mão vs range, mão vs mão etc. Trocando em miúdos, é o programa que calcula que o seu AK vs QQ é um flip ou dando a precisão da calculadora o QQ é  56,06% favorito e o 43.94%.

Quando estamos fazendo o review usando o Universal, muitas vezes chegamos em pontos matemáticos, onde a porcentagem dita se aquela jogada é lucrativa ou não.

 

3. Discussão de mãos.

Utilizando as ferramentas citadas ou falando a mão para algum amigo ou companheiro de time. É uma das melhores forma de exercitar. Primeiro que terá visões diferentes, às vezes algum erro ou forma de jogar é muito claro para algum jogador e não é tão obvia para outro. É quando diferentes estilos vão discutir a forma de jogar aquela mão, aquela situação (spot), aquele torneio etc…. Fazemos isso todos os dias centenas de vezes.

 

4. Escolas de Poker

Link: http://www.ctsuperpoker.com

Aqui a coisa começa a ficar show de bola e redondinha. Antigamente o que mais se perguntava é “qual livro?!”. Os livros eram a fonte de conhecimento do Poker e de fato existe alguns que todos precisam ler. Mas na era do Poker online, google, informação nova nascendo a cada segundo fontes mais dinâmicas ganham força e é o caso das escolas com seus vídeos online. Normalmente nas escolas online os vídeos são recentes, no caso do CT existe as aulas ao vivo. A informação que evolui exponencialmente nas mesas também acontece na relação professor-aluno.

 

Há muito mais formas de estudos, os trackers (holdem manager e PT4), os coachings, mas esse normalmente são mais avançados, quem está dando os primeiros passos na direção dos estudos é legal se apoiar nas ferramentas que eu citei. Muito estudo sozinho, muita discussão de mão com os amigos e se valer das escolas de poker onde os instrutores que batem os limites mais altos transmitem o conhecimento de forma rápida e didática.

Advertisements

One thought on “Vamos estudar?! Um rápido guia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s